Se tem uma coisa que deixa qualquer mãe apavorada é quando seu bebê acaba de nascer e alguma visita não consegue se controlar e já quer chegar pegando e beijando a criança! Não estou falando das pessoas próximas da família, estou falando daqueles que esquecem o bom senso em casa e não tomam os devidos cuidados com o recém nascido.

É sempre legal lembrar que a primeira semana do bebê, ou melhor, o primeiro mês, não é o momento ideal pra se fazer essa visita. Primeiro que bebê odeia muvuca rs, quanto menos confusão em casa, melhor. E, segundo, que os pais ainda estão em um período de adaptação dessa nova fase. Principalmente, quando falamos do primeiro filho do casal. A mãe, muitas vezes, está passando pelo puerpério e o fato de muita gente ficar em cima e pegando o bebê no colo a deixa ainda mais fragilizada.

É importante também evitar de ficar pegando o bebê no colo, a não ser que a mãe permita isso. E mais importante ainda: NUNCA BEIJE UM RECÉM-NASCIDO. Não importa se é no rosto, na mão, no pé. Beije na sua imaginação que tá tudo lindo. SE CONTROLE, por favor. Beijar uma criança tão novinha pode parecer besteira, mas é extremamente perigoso e pode ser fatal. O sistema imunológico dela ainda está em formação. Não faça isso. Os pais já estão se encarregando de enchê-la de beijos e muito amor. Assim, ela continua se desenvolvendo bem e protegida.

E, por fim, esse negócio de fazer visita demorada logo que o bebê nasce é de doer, viu? Não dá pra ficar fazendo sala por muito tempo, não dá pra ficar servindo as pessoas, oferecendo vários quitutes e bebidinhas. Até dá, mas tenha dó, né? Os pais estão exaustos, sem dormir à noite, o bebê também quer mamar em paz e a visita vai ficando, ficando e ficando pra sempre, rs.

Como ter bom senso na hora da visita?

A visita ideal para nós, mães de recém-nascidos, é mais ou menos assim:

  • Chegue sem fazer muito barulho, muita bagunça;
  • Lave aos mãos assim que chegar ou as higienize com álcool em gel;
  • Pergunte como a mãe e o pai estão, se estão precisando de algo;
  • Somente pegue o bebê no colo se os pais te incentivarem a fazer isso;
  • Se você fuma, não faça isso durante a visita;
  • Não fique falando muito em cima da criança;
  • Não estenda muito o tempo da visita;
  • Ao ir embora, deixe seu carinho, seu bom senso e aquele sentimento bom na família de quem veio pra somar neste momento tão importante da vida deles.

Independente do estilo de vida dos pais, se são mais reservados, se são extrovertidos ou se adoram festa, não importa. É melhor seguir essas dicas para evitar um constrangimento desnecessário e pior, colocar a saúde do bebê em risco.

Então, é isso, pessoal. Espero que tenham gostado das dicas.

Um beijo,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *