Por sermos duas mulheres, sempre nos preocupou muito a “temida” fimose, o que seria normal ou não no bebê. Com muita informação (de pediatras e leituras), vamos aprendendo cada vez mais desse universo masculino.

Nas consultas pediátricas, sempre perguntamos sobre como proceder em relação à fimose do Murilo. Fomos bem orientadas e vou passar para vocês resumidamente algumas informações que aprendemos nestes últimos anos.

Primeiramente, precisamos saber o que é fimose. Existem dois tipos de fimose:

  • Fimose fisiológica: é a condição mais comum, que está presente desde o nascimento.
  • Fimose secundária: pode surgir em qualquer fase da vida e ocorre após um quadro de infecção ou traumatismo local, por exemplo.

Fonte: Ministério da Saúde (saúde.gov.br)

Depois de ir em pediatras diferentes, descobrimos que os bebês geralmente apresentam a fimose fisiológica, que é aquela que, ao puxarmos para trás a pele que envolve o pênis, não conseguimos expor a glande (cabeça do pênis).

Sabendo disso, perguntamos à pediatra como deveríamos proceder para evitar uma possível cirurgia no futuro. Ela ressaltou que NÃO devemos fazer massagens ou forçar esta pele para “diminuir” a fimose, pois poderemos ter um problema muito maior que pode ocasionar a fimose secundária e que muitas vezes precisa de cirurgia para ser solucionada.

Sendo assim, o cuidado é de sempre higienizar bem o pênis do bebê, sem forçar, mas expondo o que for possível para fazer a limpeza com água e sabão e depois secar bem. Isso também evita que haja inflamação ou mau cheiro.

Os pediatras costumam dizer que a fimose fisiológica se resolve sozinha até os 5 anos, e que, se for necessário, receitam pomadas ou cremes para ajudar nesse processo, mas cada caso é diferente. Verifique sempre com o seu pediatra de confiança o que você deve fazer.

Se você estiver em dúvida, não hesite em procurar ajuda profissional para se sentir mais tranquila para ver seu filho bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *