Olá, pessoar! Mês de Junho já esta terminando e você ainda não comemorou a festa junina na sua casa? Então hoje vou deixar algumas dicas para você não deixar passar esse mês sem essa comemoração tão gostosa.

Em tempo de pandemia, não tivemos como reunir os amigos, dançar quadrilha e acender uma fogueira. Também não teremos aquela quermesse do bairro que reunia toda vizinhança para comer, beber e comemorar. Mas podemos brincar de Festa Junina com os nossos filhos em casa mesmo, adaptar algumas brincadeiras, dançar e até mesmo preparar alguns quitutes com a criançada.

Aqui em casa tivemos uma tarde muito animada de Festa Junina, meu filho irá fazer 3 anos e vou indicar aqui as atividades juninas que realizamos com  ele. Adaptamos as atividades com itens que temos em casa, materiais reciclados e objetos que podemos encontrar em casa.

DECORAÇÃO

As tradicionais bandeirinhas não podem faltar, e podem ser feitas com itens que você tem em casa. A sugestão são folhas de jornais ou revistas cortadas no formado de bandeirinha, as crianças adoram colocar as bandeirinhas no barbante – como em um varal – é um ótimo exercício de coordenação motora.

BRINCADEIRAS

A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de festa junina, acho que também é a preferida das crianças. Ela pode ser adaptada de várias formas principalmente com materiais recicláveis. No dia que preparei as coisas para festa junina estava calor, então fizemos uma pescaria com bacia de água para ser o rio, tampinhas foram os peixinhos e a peneira de cozinha virou a vara de pescar, foi muito bacana e meu filho se divertiu muito.

QUITUTES

Alguns quitutes são “a cara” de festa junina como: canjica, curau, pamonha, bolos, paçoca, amendoim, maça do amor, cachorro quente e pastel. As crianças adoram ajudar a mamãe a preparar receitas, misturar massa, colocar ingredientes.  Vocês podem preparar um bolo de chocolate ou pastel. Por aqui o meu filho colocou os ingredientes no pastel e fechou a massa, foi muito divertido.

E para encerrar a festança nada melhor que muita música e dança com a família. E vamos pegar o caminho da Roça. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *