E cá estamos nós no sétimo mês de pandemia, e, para quem está seguindo o isolamento e distanciamento social com os filhos como aqui em casa, não está nada fácil. A sensação é que o repertório de brincadeiras acabou, a criatividade sumiu e já não sabemos mais o que inventar com os filhos pequenos, eles já estão bem cansados de ficar em casa também.

Por aqui, agora no mês de setembro, resolvemos fazer um pequeno passeio bate e volta em Itu (interior de São Paulo) com o Murilo, e hoje vou deixar dicas desse dia muito bacana que passamos em família.

PASSEIO NA PANDEMIA PODE?

Sim, pode, mas é muito importante seguir alguns cuidados para que o passeio seja o mais seguro possível.

  • Fizemos passeio bate e volta, pois acreditamos que ainda não é seguro dormir em outros locais que não sabemos sobre a higienização, mas cada um sabe o que é melhor para sua família.
  • Fomos a lugares abertos como parques e praças, evitamos aproximar de outras pessoas e tocar nas coisas e objetos. O Murilo mesmo com três anos compreendeu bem esses combinados.
  • O uso de máscara e álcool gel é indispensável em todos os lugares que visitamos. Combinamos de tirar a máscara somente dentro do carro.
  • Preparamos lanchinhos em casa para levar no carro, frutas, garrafinhas de água e suco, na hora da fome nos alimentamos dentro do carro, assim evitamos a ida em restaurantes onde precisaríamos tirar a máscara.
  • Realizamos o passeio durante a semana, aproveitamos um dia de folga do trabalho, e, se for possível se organizar para ir durante a semana é bem melhor, pois evita a aglomeração de pessoas e dá para aproveitar muito mais com segurança.
  • Fizemos um roteiro com criança, pesquisamos os pontos turísticos com antecedência, se estão abertos na pandemia e restrições assim como horários de funcionamento.

Nosso roteiro em Itu/São Paulo com crianças: Fazenda do Chocolate, Parque Cidade das Crianças, Praça dos Exageros e Centro Histórico.

FAZENDA DO CHOCOLATE

Foi a parte do passeio que todos nós curtimos mais, foi nossa primeira parada e o Murilo adorou ver todos os animais, tem uma mini fazendinha linda com vários animais, lago com peixes, jardins, riacho, um lugar realmente encantador. Em tempo de pandemia, é muito importante ir em lugares abertos e que os filhos poderão aproveitar mais a vontade sem a gente ter de desviar de outras pessoas. Tem algumas lojinhas – café, artesanato, adega e chocolate – que foram bem legais de se ver e comprar lembrancinhas. Aos finais de semana e feriados tem passeios de cavalo e trenzinho que são pagos. Vale a pena ir!

Aberta todos os dias das 8:45h as 17:30h – Visitação gratuita e Estacionamento gratuito

Endereço: Estr. dos Romeiros, s/n – KM 90, Itu – SP

PARQUE CIDADE DAS CRIANÇAS

Depois da Fazenda, fomos ao Parque Cidade das Crianças, mas neste dia que fomos estava muito calor em Itu – aliás, percebemos que Itu é uma cidade mais quente. Estava 41ºC! Não contávamos com um dia tão quente – vimos a previsão da nossa cidade – falha nossa! Fica a dica: verifiquem a previsão do tempo da cidade que vocês irão, mesmo sendo no Estado de São Paulo, cada região varia muito!

O parque é bem espaçoso, limpo e tem brinquedos – tipo playground – para diferentes faixas etárias. Foi reformado recentemente (2019). O Murilo amou ver os brinquedos e as casinhas que imitam uma mini cidade.  Infelizmente ele não foi em alguns brinquedos porque estava muito sol e os brinquedos estavam fervendo. Tem áreas de sombras, principalmente na parte de brinquedos para crianças até 06 anos, mas ainda assim não foi possível brincar neles. É um passeio que vocês podem deixar para o final da tarde (de 15h às 16h) para ser menos quente.

Horário (pandemia) 3ª à domingo 10h às 16h – Entrada Gratuita

Endereço: R. França, 102 – Vila Roma, Itu – SP

PRAÇA DOS EXAGEROS

A Praça é um charme, foi reformada recentemente (Junho/2020) e está muito bonita. Lá tem vários objetos GIGANTES devido a fama da cidade de Itu de que tudo é exagerado. Alguns objetos gigantes são interativos como xícaras que rodam, sorvetes que escorregam e o pêndulo de um relógio gigante. Murilo ficou encantado com o tamanho de tudo, ótimo passeio com crianças pequenas.

Horário (pandemia) diariamente das 10h às 16h – Entrada Gratuita

Endereço:  R. José Maria dos Passos, 200 – Vila Padre Bento, Itu – SP

CENTRO HISTÓRICO DE ITU

Por último, fomos ao Centro Histórico na Praça Padre Manoel, conhecida com Praça da Matriz, que é onde fica o famoso Telefone Gigante de Itu e também o Semáforo Gigante. A Praça é muito limpa e organizada, em volta tem umas lojas de artesanato que você encontra de tudo em tamanho gigante e pode escolher uma lembrancinha bem legal. O Centro Histórico possui Zona Azul, porém é baratinho R$ 1,00 a hora (outubro/2020).

É possível passear com as crianças em tempos de pandemia com responsabilidade e segurança. Planejem todos os detalhes e tudo dará certo! Lembrando que fomos só nós três. Espero que tenham gostado das dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *